domingo, 27 de abril de 2008

Organizando…

Diz-se que a melhor forma de saber algo sobre alguma coisa é ouvir a voz da experiência. Visto que a minha avó nem sabe bem o que é um computador, procurei na internet para saber o que é um blog.

Parece que um blog é antes que mais um site de fácil utilização onde se pode colocar informações e comentários sobre os temas mais variados sendo normalmente de uso pessoal. O nome blog surgiu pela primeira vez em 1997 por Jorn Barger. E hoje há muitos milhões de blogs geridos por gente de todo o mundo.

Há muitos sítios onde se pode colocar um blog: wordpress, sapo, live journal, entre outros… Escolhi este blogger porque é dos servidores mais simples e mais conhecidos de todo o mundo facilitando o processo de criação.

Há vários tipos de blogs (pessoais, corporativos, grupos, …). Mas também subordinados a diversos temas:
- Políticos: http://abrupto.blogspot.com/
- Diários: http://diariodeumagaja.blogs.sapo.pt/
- Tecnologias: http://www.blogtec.com.br/
- Etc, etc…

Ou seja, um blog acaba de certa forma por ser uma espécie de diário subordinado a uma certa temática. Antigamente muita gente procurava um caderno com um determinado aspecto e uma determinada cor para escrever os seus pensamentos. Quando se cria um blog é importante criar um layout simples e apelativo que facilite não só a minha leitura como de todos os interessados. Por isso é bom ter:
- Uma letra simples e fácil de ler – Motivo pelo qual escolhi arial, um dos tipos de letra mais utilizados;
- Um layout simples mas apelativo – Por isso coloquei um banner laranja no topo da página que chama a atenção e um corpo de texto com fundo branco para não dificultar a leitura;
- Uma organização simples –Colocação de uma barra lateral com um menu de apoio. Destaque para os anúncios numa área quente do site (principio do menu em cima). Foram desenvolvidas imagens para criar títulos para as várias áreas do menú (ex: Acerca de Mim, Tempo…)
- Coerência - -Utilização sempre das mesmas cores
- Atractividade – Desenvolvimento de conteúdo específico subordinado ao tema do webmarketing e especificamente blogs.

Sem comentários:

Get Free Shots from Snap.com
Powered By Blogger