quarta-feira, 30 de abril de 2008

Estudo de Mercado sobre compras online


"Compras Online
7 de Fevereiro de 2008
UTILIZAÇÃO DA INTERNET JÁ É UM HÁBITO ENRAIZADO NOS PORTUGUESES
OITO EM CADA DEZ PORTUGUESES UTILIZADORES DA INTERNET REFEREM JÁ TER COMPRADO ONLINE
SETE EM DEZ UTILIZADORES REFEREM TER UTILIZADO A INTERNET PARA PESQUISAR INFORMAÇÃO DE PRODUTOS QUE QUEREM COMPRAR
OS LIVROS ESTÃO NO TOPO DOS PRODUTOS MAIS ADQUIRIDOS PELOS PORTUGUESES

Mais de 85 por cento da população mundial com acesso à Internet já a utilizou para aí fazer compras – aumentando o mercado de compras online em 40 por cento nos últimos dois anos – de acordo com o último inquérito online realizado pela Nielsen a nível mundial sobre o hábito de comprar pela internet. Globalmente, mais de metade dos utilizadores de internet fez pelo menos uma compra online no último mês.

“Quando há dois anos a Nielsen realizou o primeiro inquérito a nível mundial sobre as tendências das compras pela internet, 627 milhões da população mundial já tinham comprado online”, disse Bruce Paul, VP Customized Research, Nielsen U. S. “Em dois anos este número aumentou para 875 milhões, quase 40 por cento”.

“A internet já não é uma tecnologia oculta – está ao alcance de toda as pessoas e faz parte da vida moderna. Quase tudo o que diz respeito à vida é abordado online. À medida que as nossas vidas vão ficando mais repartidas e agitadas, não é de estranhar que os consumidores se voltem para a incomparável comodidade da internet quando se trata de procurar e comprar produtos”, afirmou Jonathan Carson, President International, Nielsen Online.

De entre os utilizadores de internet, a mais alta percentagem de compras online ocorreu na Coreia do Sul, onde 99 por cento dos que têm acesso à internet a utilizaram para fazer compras, seguidos pelo Reino Unido (97%), Alemanha (97%), Japão (97%) e em oitavo lugar os Estados Unidos com 94 por cento.

A nível mundial, os produtos/serviços mais comprados pela internet são os Livros (41% comprados nos últimos três meses), Roupa/Acessórios/Sapatos (36%), Vídeos/DVD/Jogos (24%), Bilhetes de Avião (24%) e Equipamento Electrónico (23%).


O número de consumidores que compram Livros pela internet cresceu 7 por cento nos últimos dois anos, mas o maior crescimento verificou-se na Roupa/Acessórios/Sapatos que cresceu de 20 por cento para 36 por cento. Por outro lado, o interesse de quem compra Vídeos/DVD e reserva, ou compra, bilhetes de avião pela internet cresceu dois e três pontos percentuais respectivamente nos últimos dois anos. Neste último aspecto, mais de 70 por cento dos utilizadores de internet da Índia e mais de 60 por cento da Irlanda e dos EAU disseram que reservaram ou compraram bilhetes de avião pela net nos últimos três meses.

“As viagens são uma categoria excelente para ser tratada pela internet devido aos recursos que esta proporciona em termos de acesso a uma grande variedade de informação e sua comparação. Enquanto algumas áreas do negócio das viagens demoraram inicialmente a utilizar os benefícios da internet, agora são indubitavelmente histórias de sucesso online, desempenhando uma parte integral nos preparativos e na experiência do viajante dos nossos dias,” afirmou Carson.

Um em cada quatro utilizadores de internet a nível mundial comprou DVD/Vídeos online nos últimos três meses, com os consumidores do Reino Unido no topo da lista (44%), seguidos pelos Sul-Africanos (38%). Os Estados Unidos ficaram em quinto lugar com 31 por cento.

Modos de pagamento das compras pela internet

Os cartões de crédito são de longe o meio mais comum de pagamento das compras online – 60 por cento dos consumidores online a nível mundial usaram o seu cartão de crédito numa compra recente, enquanto um em cada quatro consumidores online escolheu o método PayPal.

Enquanto os consumidores online Latino-Americanos e Asiáticos têm também mais propensão para usar cartões de crédito do que qualquer outro meio de pagamento, os cartões de débito são, no entanto, muito populares entre os consumidores online do Reino Unido (59%) e dos Estados Unidos (40%).

Escolha dos sites de compras

De acordo com a Nielsen, os compradores online tendem a usar sites de compras que já conhecem, afirmando 60 por cento que compram normalmente no mesmo site.

Para seleccionarem os sites onde vão comprar, um terço dos consumidores usou um motor de busca ou simplesmente andou à procura da melhor loja online. Um em cada quatro seguiu recomendações que lhe foram dadas.

“Recomendações de outros consumidores – quer sejam pessoas conhecidas ou parceiros de compras online – desempenham um papel importante no processo de decisão. A explosão de CGM (Consumer Generated Media) no último ano significa que esta confiança no passa palavra, mais do que em qualquer outra forma de informação, parece apostada em crescer”, afirmou Carson.

Utilização da Internet já é um hábito enraizado nos Portugueses

Neste questionário realizado a nível global pela Nielsen, oito em cada 10 Portugueses utilizadores da Internet referem já ter comprado online. Ainda assim, os Portugueses aparecem nos últimos lugares entre os países Europeus, onde a Alemanha (97%), o Reino Unido (97%) e a Áustria (96%) ocupam as três primeiras posições.

No que se refere à frequência, 34 por cento referiram ter comprado no último mês, 22 por cento entre um e três meses, e 43 por cento compraram há mais de três meses. Também neste aspecto estamos longe do ranking Europeu liderado pelos Ingleses (76%), Suíços (67%) e Franceses (66%) que referiram ter comprado online no último mês.

Quanto aos produtos/serviços mais adquiridos online, tal como para a média Europeia, os livros (38%) estão no topo dos produtos mais adquiridos pelos Portugueses nos últimos três meses. Seguem-se reservas e compras de bilhetes de avião (24%), equipamento electrónico (21%) e bilhetes para espectáculos (21%). Segundo este inquérito realizado pela Nielsen, oito por cento dos Portugueses referiram ter efectuado a experiência de comprar produtos de mercearia online. Relativamente a este último aspecto, Portugal aparece posicionado de acordo com a média Europeia (9%) onde apenas o Reino Unido (22%) e a Suíça (14%) se afastam desse patamar.

A pesquisa geral pela melhor loja online (39%) e o mesmo site onde regularmente costumam comprar (38%) são os principais factores de escolha do site de compras para os Portugueses. Este último factor foi o mais referido pelos Europeus (55%), “o que mostra a importância que significa captar os novos compradores online quando fazem a sua primeira compra pela internet. Se os sites de compras conseguirem cativá-los no princípio e proporcionarem uma experiência de compra positiva, provavelmente conseguirão a sua lealdade e o seu dinheiro. Num comparativo Europeu, somos dos países que menos indicaram este factor, o que poderá revelar uma oportunidade a desenvolver para as empresas que utilizam a Internet como um dos seus canais de distribuição”, refere Vítor Amaral, Marketing Director da Nielsen Portugal.

Por outro lado, um em cada cinco Portugueses referiu que a publicidade online o influenciou na escolha do seu site, um dado duas vezes superior à média Europeia (11%).

Se ainda somos dos países com menor percentagem de consumidores a comprarem online, já temos, no entanto, enraizado o hábito de pesquisar informação sobre os produtos que queremos comprar. Com efeito, sete em dez utilizadores referem ter utilizado a Internet para esse fim na última semana em que foram inquiridos.

Quanto à forma de pagamento, os Portugueses apresentam algumas diferenças face aos Europeus. Para estes, o cartão de crédito (50%) e a transferência bancária (35%) são os dois meios de pagamento mais utilizados, seguindo-se o PayPal (32%), um método apenas utilizado por (22%) dos Portugueses. Este cenário é um pouco diferente do que se verifica em Portugal, onde também os Cartões de Crédito (63%) e Transferências Bancárias (35%) surgem como os principais meios, mas ainda somos dos países Europeus que preferem o pagamento no acto da entrega (30%), a nossa terceira preferência, sendo apenas superados pelos Checos (78%), Gregos (59%), Polacos (58%) e Espanhóis (56%) neste capítulo.

Finalmente, sendo o Cartão de Crédito o meio mais utilizado para pagar as compras realizadas online, o Visa (75%) é o cartão que destacadamente é mais utilizado. Estamos entre os três países Europeus que mais utilizam este cartão.

Sobre o Inquérito

O Nielsen Global Online Survey é o maior inquérito do seu género realizado duas vezes por ano, cujo objectivo é medir com exactidão os níveis de confiança, hábitos/intenções de gastos e as actuais maiores preocupações dos consumidores em todo o mundo. O último inquérito, realizado de Outubro a Novembro de 2007, inquiriu 26 312 utilizadores de internet em 48 mercados da Europa, Ásia-Pacífico, América do Norte e Médio Oriente. O inquérito é representativo de todos os utilizadores de internet a partir dos 15 anos de idade."

Estudo AC Nielsen, Fevereiro 2008

1 comentário:

Ana Charneca disse...

Comprar na net é mais facil, podemos ficar no quentinho do sofá e às vezes encontramos produtos que não se encontram facilmente, especialmente livros.

Get Free Shots from Snap.com
Powered By Blogger